Translate

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Bambu



O bambu segundo a Filosofia Zen Japonesa

O bambu não se dobra, independentemente do vento ou tempestade, ele apenas se curva momentaneamente e logo retorna à sua posição original, recta e digna.
Como o bambu não oferece resistência, ele não se quebra quando as dificuldades o atingem.

O bambu possui raízes enormes e profundas. Elas levam cerca de 5 anos a construir uma base firme e sólida e depois em menos de um ano o caule pode crescer até 50 metros de altura sempre em direção ao alto, à luz do sol. A paciência e a profundidade são características do bambu. Também o é o facto de o bambu crescer em conjunto e ser mais forte em conjunto do que isolado.

Podemos ser assim na vida, procurar cooperar e ter cooperadores, a união faz a força e fazer a nossa viagem sempre rumo à luz.

O bambu é simples. Um tronco limpo, direito e leve cujas folhas se libertam e regressam ao chão logo que deixam de ser necessárias. Tal como ele não devemos perder energia nem tempo com coisas acessórias e desnecessárias.

O facto de ser oco mostra o desapego que permite ser leve. Embora seja oco os seus nós o tornam muito forte e resistente. Os nós representam a força e coragem para resolver os nossos problemas.

Se, na vida, formos como o bambu podemos ser flexíveis, leves, fortes, corajosos, cooperar trabalhando juntos, ser desapegados e firmes de forma harmoniosa num só corpo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Oráculo Dual

 Em Dezembro 2021 saiu mais um oráculo.  O Oráculo Dual contém 44 cartas e 88 significados diferentes tendo em conta que cada carta pode ser...